Governos Federal e Estadual e IEPTEC/Dom Moacyr certificam 502 educandos em cursos profissionalizantes

Governos Federal e Estadual e IEPTEC/Dom Moacyr certificam 502 educandos em cursos profissionalizantes

por Lygia Gomes da Fonseca Maciel -
Número de respostas: 0



Foi um verdadeiro sucesso a transmissão que marcou a Cerimônia de Entrega de Certificados aos Educandos dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que aconteceu nesta quinta-feira, dia 17, na sede do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica - IEPTEC Dom/Moacyr.
No total, 502 educandos aprovados terão acesso ao certificado. São alunos de 15 cursos no formato EaD, de curta duração, totalizando 37 turmas. A proposta dos cursos FIC é resultado de uma parceria do Governo Federal, por meio do Programa Novos Caminhos, e do Governo do Estado, que tem como canal de oferta de cursos na área de educação profissional e tecnológica, o IEPTEC/Dom Moacyr.
Estiveram presentes no evento, o governador Gladson Cameli, o Deputado Federal Alan Rick, e o Presidente do IEPTEC/Dom Moacyr, Francineudo Costa, que pronunciaram-se sobre a importância de ações como essa serem realizadas no nosso estado. Também houve uma participação on-line da Coordenadora-Geral de Planejamento e Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica do Governo Federal, Joelma Kremer, direto de Brasília.
A Cerimônia que foi transmitida ao vivo através da página do IEPTECACRE no Facebook, teve a participação da "Banda Furiosa" da Polícia Militar do Acre (PMAC), que abriu o evento tocando o hino do Estado.
Como forma de representar os educandos que não puderam estar presentes por conta dos protocolos a serem seguidos com a pandemia do novo coronavírus, onze formandos receberam das mãos do Governador Gladson Cameli, do Deputado Alan Rick e do Presidente do Instituto, Francineudo Costa, seus respectivos certificados de conclusão de curso.
Para os demais educandos, os certificados já encontram-se disponíveis para download na plataforma ead.ieptec.ac.gov.br.

Projetos para 2021

Para o ano que vem, a parceria Governo Federal, Governo do Estado e IEPTEC/Dom Moacyr promete ofertar, 2.001 vagas que já foram repactuadas, em diversos cursos, inclusive na área de Negócios, e não apenas de Serviços. O objetivo é levar o cursista a ter uma perspectiva também sobre Empreendedorismo, ensinando-o não apenas uma profissão, mas também a como abrir o seu próprio negócio.
Outra ação que o IEPTEC/Dom Moacyr - em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, via Governo Federal e Governo do Estado - pretende realizar no próximo ano, é a abertura de 1.200 vagas destinadas ao V Eixo, onde o aluno que está cursando o ensino médio, tem também a oportunidade de aprender uma profissão.
Outra boa notícia diz respeito a ampliação de oportunidades para formação profissional de cidadãos privados de liberdade, uma parceria do IEPTEC/Dom Moacyr com o Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN/AC). Serão ofertadas 194 vagas em cursos profissionalizantes, sendo parte delas destinadas a detentos do regime semiaberto, e a outra parte aos que estão no regime fechado.

Parabéns, Educando!

O IEPTEC/Dom Moacyr parabeniza a cada um dos 502 formandos, e deseja muito sucesso nessa nova etapa de suas vidas profissionais. Em 2021, o instituto conta com a participação de todos, em novos projetos e novos sonhos a serem realizados através da profissionalização.