O Centro de Educação Profissional e Tecnológica em Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício, CEPT de Gastronomia e Hospitalidade, é um projeto idealizado pelo Governo do Estado do Acre. A implementação do CEPT tem sido viabilizada por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica, com a assessoria técnica prestada pela empresa de consultoria Margot Botti Gastronomia e Cultura, criada pelo inciso IX, artigo 12, da Lei Nº 2.563, de 12 de julho de 2012.

Localizada na Cidade do Povo, maior conjunto habitacional do Acre, numa área de 2.400 metros quadrados, possuindo salas de aulas, laboratórios de restaurantes e hotelaria, bar e cafeteria, cozinha experimental, panificação e confeitaria, práticas livres de hotelaria (camareira e recepção), biblioteca e lanchonete, além de outras áreas de convivência e formação.

A Escola de Gastronomia e Hospitalidade recebe o nome da senhora Miriam Assis Felício, em homenagem à empresária, Dona Miriam, que foi uma exímia mestra na cozinha, produzia desde comida regional do Norte a iguarias libanesas, herança de seus ascendentes. Foi casada com o empresário Abrahão Felício e juntos criaram em 1967 a Indústria Miragina, fábrica de pães, biscoitos e massas.

Nesse contexto, a criação do CEPT de Gastronomia e Hospitalidade se pauta na demanda crescente por qualificação e formação profissional de jovens e adultos que atuam ou pretendem atuar nos setores gastronômico e hoteleiro do estado, em decorrência dos investimentos do governo no turismo local. Para o melhor aproveitamento destes investimentos, o CEPT delimitou seu campo de atuação em três eixos estratégicos: na formação profissional, nas identidades gastronômica e hospitaleira do Acre e no fortalecimento dos empreendimentos destes setores no estado. Nesse sentido, o CEPT no que se refere à formação profissional identificou que há uma demanda reprimida por capacitação da maioria dos funcionários tanto do setor gastronômico quanto do hoteleiro, o que viabiliza a oferta de cursos Técnicos de Nível Médio e Cursos de Qualificação Profissional contemplados pelos eixos tecnológicos do Turismo, Hospitalidade e Lazer, da Produção Alimentícia e do Desenvolvimento Educacional e Social

Os referidos eixos compreendem as tecnologias relacionadas aos processos de recepção, viagens, eventos, serviços de alimentação, bebidas, entretenimento e interação, abrangendo os processos tecnológicos de planejamento, organização, operação e avaliação de produtos e serviços prestados à sociedade. Tal configuração converge para a proposição de uma organização curricular que leva em consideração o contexto das relações humanas em diferentes espaços geográficos, dimensões socioculturais, econômicas e ambientais, contemplando como componentes do currículo a pesquisa, a disseminação e consolidação da cultura, a ética, a historicidade, a educação ambiental, as normas técnicas e de segurança, a redação técnica, o domínio de línguas estrangeiras, o empreendedorismo, a prospecção mercadológica, o marketing, as relações interpessoais e a capacidade de trabalhar em equipe, com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

No que se refere à identidade gastronômica e hospitaleira do Acre, o CEPT se constituirá como um centro de referência em pesquisas, possibilitando o resgate e a consolidação da cultura gastronômica do estado. A gastronomia é parte integrante da cultura de um povo e as diferentes sociedades, em cada época da história, manifestaram sua maneira de ser, também, através dela (FRANCO, 2004). O tema alimentação tem despertado o interesse de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Isso se deve principalmente ao fato de a alimentação apresentar interfaces variadas, entre as quais a cultural, que traduz costumes, rituais e comportamentos (MARCOS E DENTZ, 2011). Cientes da importância da cultura gastronômica, considerando ainda, a abundância de ingredientes amazônicos, o transcorrer do tempo, a passagem de receitas de uma geração a outra, dentre outros fatores, o enfoque da instituição em reconhecer a identidade gastronômica do estado do Acre contribui não só para a definição das bases iniciais do turismo gastronômico acreano, mas também para sua consolidação.

Finalmente, destaca-se o papel do CEPT para o fortalecimento dos empreendimentos dos setores gastronômico e hoteleiro local. Nesta perspectiva, durante a realização das reuniões de ouvidoria, os participantes identificaram a instituição não só como um centro de pesquisas, mas também como um espaço propício para a troca de informações e de experiências entre os empresários e trabalhadores, visando alcançar, por meio do diálogo e da participação coletiva, o fortalecimento desses setores, seja pela oferta de serviços de qualidade, seja pelo desenvolvimento de clientela local ou pela divulgação das inovações em gastronomia e hospitalidade.


Av. Affif Arão, S/N, bairro Cidade do Povo
Rio Branco-Acre, CEP: 69.920-141
Telefone: (68) 99283-8882 (Coordenador Geral )
E-mail :   gastronomiahospitalidade@gmail.com