A Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha tem a missão de promover educação profissional de qualidade, na área de saúde considerando as características regionais, com alto nível científico e humanista, formando cidadãos para atuar nas perspectivas da integralidade e equidade.


A Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha - ETSMMR, unidade descentralizada do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica, antiga Escola Estadual de Enfermagem do Acre, teve sua origem com a oferta de cursos de Auxiliar de Enfermagem.

A Escola Estadual de Enfermagem do Acre, instituída por meio do Decreto Estadual Nº 51 de 13 de novembro de 1964, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde, contribuiu com a formação de profissionais, prioritariamente, na área de Enfermagem e atravessou sucessivas desativações por diversos fatores entre os quais, falta de políticas voltadas para a Educação Profissional no Estado o que determinou a irregularidade na oferta de qualificação.

Mesmo apresentando descontinuidade no seu funcionamento, qualificou Auxiliares de Enfermagem não só em Rio Branco (capital do Estado), mas também em alguns municípios, dentre os quais se destacam Senador Guiomard, Sena Madureira, Xapuri e Brasiléia.


Em 2001, por meio do Decreto Estadual Nº 4.577 de 17 de dezembro, a Escola foi reposicionada estrategicamente pelo Governo do Estado, recebendo a denominação de Centro de Formação Profissional em Saúde – Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha - ETSMMR ampliando assim suas áreas de atuação. A Escola de Saúde, sendo uma unidade pública de Educação Profissional, passou a ter vinculação administrativa à Secretaria de Estado de Educação, fazendo parte da estrutura, primeiramente, do Departamento de Educação Profissional - DEP, que depois se tornou Gerência de Educação Profissional – GEPRO. (PDI/ETSMMR, 2008).

Em 2005, com a criação do Instituto Estadual de Educação Profissional Dom Moacir Grechi – IDEP/DM, a Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha tornou-se uma das unidades descentralizadas da rede de Educação Profissional no Estado estabelecendo novo vínculo administrativo através da gestão compartilhada com a Secretaria de Estado de Saúde – SESACRE.

Firmada como Instituição de Educação Profissional da área da saúde, a Escola de Saúde assumiu o desafio de executar o Projeto de Profissionalização de Trabalhadores da área de Enfermagem – PROFAE no Estado, criado com o objetivo de oferecer a formação profissional para os trabalhadores da saúde que desenvolviam suas atividades sem a devida qualificação.

A sua participação na oferta do PROFAE em 2001, garantiu sua integração à Rede de Escolas Técnicas do SUS - RETSUS consolidando uma política de Educação Profissional na Saúde proveniente do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Gestão e Educação na Saúde/SEGES.

Os desafios postos à Escola Técnica em Saúde, desde a sua criação, demandaram a sua reorganização gerencial, administrativa e pedagógica, bem como, a necessidade de compreender o processo de trabalho do Técnico em Imobilizações Ortopédicas e atender às demandas da Educação Profissional apontadas pelos serviços de saúde local.

Ressalte-se que o trabalho realizado pela Escola Técnica em Saúde vai além dos centros urbanos, atuando na oferta de cursos de formação profissional do Eixo Tecnológico de Ambiente e Saúde em todos os municípios do Estado do Acre.

Desde 2005, a Escola participa da execução e das discussões da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e na elaboração da Política Estadual de Saúde e de Educação. Atualmente, tem representatividade na Comissão de Integração Ensino Serviço – CIES, regional e estadual, em parceria com o Departamento de Ensino e Pesquisa da Secretaria Estadual de Saúde.


Rua Tribunal de Justiça – BR 364 – KM 02- Via Verde
Rio Branco-Acre, CEP: 69.920-223
Telefone: Glacimar Alves de Nazaré (Coordenação Geral) (68) 99965-4922
E-mail :   coordenacaogeral2020@gmail. com