A partir do ano 2000, com a elaboração do Plano de Educação Profissional do Estado do Acre – 2000 (PEP-ACRE - 2000), a formação para o trabalho no Estado foi marcada pela dinamização da oferta de cursos de educação profissional. Nesse contexto, a reestruturação da Rede Pública Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) se constituiu em um desafio para a Secretaria de Estado de Educação e Esportes (SEE), por meio da Gerência de Educação Profissional (GEPRO), face às demandas de diferentes setores da economia local, marcada naquele período, pela evolução contínua e acelerada de ações estruturantes implementadas pelo governo do Acre. Em decorrência dessa dinâmica, a educação profissional adquiriu o status de Política de Estado, inserida transversalmente, nos programas do Governo. 

O processo de consolidação da Política de Educação Profissional no Acre culminou na criação do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional Dom Moacyr Grechi (IDM), através da Lei 1.695, de 21 de dezembro de 2005, autarquia responsável pela gestão da referida política, sendo-lhe facultada, ainda, a possibilidade de ser designado por Instituto Dom Moacyr. Após sua criação como uma Autarquia, o Instituto Dom Moacyr permaneceu vinculado à Secretaria de Estado de Educação e Esporte, porém com autonomia administrativa, financeira e pedagógica.

Com a aprovação da Lei nº 2.563, de 13 de julho de 2012, o Instituto Dom Moacyr teve uma alteração em seu nome, sendo inserido o adjetivo “Tecnológica” ao termo “Educação Profissional”, passando a ser denominado “Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica Dom Moacyr Grechi”.

Após a alteração da estrutura administrativa do Estado, implementada pelo Governo de Gladson Cameli, por meio da lei Complementar nº 355, de 28 de dezembro de 2018, o IDM passou a ser chamado de Instituto de Assistência e Inclusão Social – IAIS e assumiu novas funções. 

Em maio de 2019, em decorrência de entendimentos institucionais, o Governo do Acre decidiu pela publicação da Lei Complementar nº 359, de 24 de maio de 2019 que alterou novamente a estrutura administrativa do Estado bem como o nome da Autarquia Estadual responsável pelas políticas de educação para o trabalho, sendo designada, a partir da promulgação da Lei, como Instituto de Educação Profissional e Tecnológica – IEPTEC, ao mesmo tempo em que retomou as funções e ações referentes à política de educação profissional.

No ano de 2020, ocorre outra mudança no nome da Autarquia, sendo inserido o termo “Dom Moacyr”. Por conta dessa alteração, passa a ser designada como Instituto de Educação Profissional e Tecnológica – IEPTEC – Dom Moacyr, por meio da publicação da Lei 3.605 de 9 de janeiro de 2020.

No decorrer da trajetória de atuação da Rede Pública Estadual de Educação Profissional e Tecnológica, a formação profissional se multiplicou, fazendo-se presente em todo o Estado, por meio da ação educacional dos Centros de Educação de Profissional e Tecnológica – CEPT, unidades descentralizadas do IEPTEC-Dom Moacyr. 

Este processo de dinamização da formação profissional, por sua vez, viabilizou a oferta de cursos de qualificação e de habilitação técnica, contemplando diversos eixos tecnológicos e garantindo, assim, que a educação profissional chegasse aos 22 municípios do Acre. Tal alcance beneficiou milhares de pessoas, alavancando os arranjos produtivos locais e, cada vez mais, empoderando as organizações comunitárias.

Nessa perspectiva, as ações desenvolvidas pelo IEPTEC-Dom Moacyr refletem a visão de um governo articulado com as políticas de educação profissional, cuja atuação se estende dos núcleos urbanos às comunidades rurais, extrativistas, florestais, ribeirinhas e indígenas, articulando uma rede ampla de instituições parceiras que inclui prefeituras, sindicatos, empresas, cooperativas, associações de moradores, organizações não governamentais e outras instituições públicas e privadas.