Os cursos de qualificação profissional ofertados pelo IEPTEC, têm como primazia não só o lado profissional, mas também, a elevação da autoestima feminina e abordagem de temas transversais, como saúde e direitos da mulher, cidadania, inclusão digital, empreendedorismo, segurança alimentar e responsabilidade ambiental.

O QUE É O PROGRAMA?

O Programa Mulheres Mil reúne um conjunto de políticas públicas e diretrizes governamentais voltadas para fazer a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.

O Programa Mulheres Mil foi criado com a finalidade de unir a educação ao trabalho, abrangendo a população feminina em busca de oportunidades de acesso às ações educacionais, a elevação da escolaridade, inclusão e formação para o mundo do trabalho, tendo como ponto central a identificação, o reconhecimento e a valorização da diversidade e dos saberes acumulados em cada uma de suas etapas de vida.

QUAL A LEGISLAÇÃO DO PROGRAMA?

O Programa Mulheres Mil foi instituído pela Portaria MEC nº 725, de 13 de abril de 2023.

QUAL O PÚBLICO DO PROGRAMA?

O objetivo do Programa Mulheres Mil é enfrentar as desigualdades de gênero, ao atender mulheres a partir de 16 anos prioritariamente, em situação de vulnerabilidade social e econômica em contexto de pobreza e extrema pobreza; baixo grau de escolarização; mulheres que são responsáveis “sozinhas” pelos cuidados no ambiente familiar; vítimas de violência doméstica tais como: física, psicológica, sexual, patrimonial, moral, moradoras de locais com infraestrutura inadequadas e alto índice de violência, comunidades indígenas, ribeirinhas  e mulheres privadas de liberdade.

Observa-se também, desigualdades nas dimensões regionais e territoriais, tais como: classe, raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, geracional, de pessoas com deficiência, e outras.

QUE TIPO DE CURSO PODE SER OFEREIDO NO PROGRAMA?

São cursos de Qualificação profissional de Formação Inicial e Continuada, com carga horária mínima de 160 horas distribuídos em diversas opções profissionais, organizados em 12 eixos tecnológicos.

OBJETIVO GERAL

Oferecer às mulheres acreanas, em situação de vulnerabilidade social, qualificação profissional e acesso às políticas públicas, o que proporcionará a melhoria da qualidade de vida e a preparação para o mundo do trabalho, com foco no empreendedorismo, inovação, empregabilidade e geração de renda.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Estimular a inclusão educacional, produtiva e social de mulheres em situação de vulnerabilidade.
  • Possibilitar o acesso à educação profissional e tecnológica para as comunidades e populações tradicionais.
  • Ofertar cursos de educação profissional e tecnológica, com elevação de escolaridade e formação cidadã, sendo a carga horária de 160 horas, com foco na inclusão socioprofissional, empreendedorismo e empoderamento feminino.
  • Realizar a inserção da população feminina em componentes que resgatem o bem-estar, atuem em garantir o empoderamento emocional e que possa contribuir para a geração de renda e mudança social.

 VIABILIDADE DO PROGRAMA

Para viabilizar as políticas públicas de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade social, o Governo Federal através da portaria nº 725, de 13 de abril de 2023, relança o Programa Mulheres Mil, cujo objetivo é contribuir para a redução da desigualdade social, econômica, racial, étnica e de gênero de mulheres em situação de vulnerabilidade social. O programa conta com parcerias estratégicas motivadas pela proposta de atuação integrada das instituições públicas com vistas a alcançar expressivos resultados nas intervenções para elevar o empreendedorismo feminino, formação e qualificação, investimentos em inovação e em ações que propiciem igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

O Governo do Estado do Acre através do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica – IEPTEC aderiu ao Programa Mulheres Mil, para atender as mulheres do Estado em vulnerabilidade social.

NO CICLO I

No ciclo I, teremos 792 vagas com abrangência em 7 municípios, que são: Rio Branco, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Plácido de Castro e Tarauacá, tendo como público alvo mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social.

NO CICLO II

Teremos 325 vagas com abrangência para 10 municípios: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Rio Branco, Rodrigues Alves e Tarauacá, totalizando 1.117 vagas para mulheres em vulnerabilidade social em nosso estado.

Alguns cursos iniciaram no dia 11/03/2024, e os demais irão iniciar no decorrer do ano.

As áreas de atuação dos cursos são: Assistente Administrativo, Assistente de Contabilidade, Assistente Financeiro, Costureiro de Máquina Reta e Overloque, Cuidador Infantil, Cuidador de Idoso, Frentista, Manicure e Pedicure, Masseiro, Promotor de Vendas, Operador de Caixa, Saladeiro e Vendedor.


Vídeos Mulheres Mil