O projeto de criação do Centro de Formação e Tecnologias do Juruá – CEFLORA, foi construído pela sociedade civil do Vale do Juruá a partir do Seminário: “A Universidade do Século XXI na Floresta do Alto Juruá”, que contou com a participação de mais de 85 organizações governamentais e não-governamentais dos municípios da região; de instituições de ensino e pesquisa de todo o Estado do Acre, de outros estados do Brasil e também do exterior. A partir das propostas desse evento foi construída a plataforma do projeto “Universidade da Floresta”, que mediante articulação política de atores diversos foi implementado como política pública pelo Governo Federal, por meio da portaria interministerial 132, de maio de 2005. Essa portaria criou o Grupo de Trabalho Interministerial “Universidade da Floresta”, coordenado pelos Ministérios do Meio Ambiente (MMA), da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC) e constituído por representantes dos mais diversos segmentos sociais.

Dentro dessa perspectiva, o projeto Universidade da Floresta resultou, basicamente, (I) na expansão do Campus da Universidade Federal do Acre (UFAC) em Cruzeiro do Sul, doravante chamado Câmpus da Floresta, com a implantação de novos cursos de graduação em diferentes áreas e (II) na implantação, pelo Governo do Estado do Acre, de um Centro de Referência em Educação Profissional, ambos referenciados pelas diretrizes maiores da valorização do conhecimento tradicional e da biodiversidade regional.

Partindo desse contexto, vale frisar que o CEFLORA, iniciou suas atividades no dia 15 de novembro de 2005, como uma unidade regional do então denominado Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional Dom Moacyr Grechi (IDEP-DM), tendo sua sede estabelecida no município de Cruzeiro do Sul – Acre, conforme estabelece a Lei Estadual no 1.695, de 21 de dezembro de 2005. Durante seu primeiro ano de atividades, o CEFLORA atuou nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

Nesse sentido, ao final do ano de 2006, foi realizado durante a Primeira Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), um Fórum público para avaliação desses resultados pela rede de organizações que participaram diretamente da construção do projeto de implantação do CEFLORA. A partir dessa avaliação pública, o Governo do Estado passou a intensificar uma política de diversificação e interiorização dos cursos de educação profissional na região, expandindo a ação do CEFLORA para comunidades de agricultores, extrativistas e indígenas, bem como passando a abranger outros municípios da Regional Juruá/Tarauacá/Envira.

Dando continuidade à oferta de cursos e, em conformidade com o Planejamento Estratégico do Governo do Estado do Acre para o quadriênio 2007-2010, foi elaborado um macro programa que previa a implantação de cursos de Formação Inicial e Continuada para os 08 Municípios do Juruá: Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e ainda Tarauacá, Feijó e Jordão.

Vale ressaltar que no primeiro semestre de 2009, foi concluída a reforma da sede definitiva do CEFLORA, situada à Rua Paraná, nº 865, Bairro 25 de Agosto, no município de Cruzeiro do Sul – Acre, contando com uma área construída de aproximadamente 1.700 m2.

O CEFLORA então passou a ofertar a educação profissional de nível técnico, funcionando como espaços didáticos para o desenvolvimento de Projetos e Programas do setor Público, como PROFAE vinculado à Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha e o PROFUNCIONÁRIO, ao Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira e entre 2009 e 2010 o PRONERA, vinculado a Escola da Floresta Roberval Cardoso. Assim, o CEFLORA atuava em parceria com as demais unidades descentralizadas da Rede do então IDM, embora ainda não certificasse as turmas de técnico em nível médio, cabendo às unidades-mães certificarem os educandos acompanhados pela equipe local do CEFLORA.

A partir de 2012 o CEFLORA obteve seu credenciamento provisório, mas em 2014 passou a ter credenciado definitivo e, assim, passou a ofertar e diplomar seus próprios cursos técnicos, já tendo ofertado algumas turmas nos municípios da regional de atuação como unidade do então Instituto Dom Moacyr Grechi – IDM. De modo que consiga efetivar essa missão o referido CEPT tem como objetivos:

  • Formar profissionais para atuar nas áreas de Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Infraestrutura, Informação e Comunicação, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Turismo, Hospitalidade e Lazer e Recursos Naturais;
  • Preparar jovens e adultos para atuarem conscientemente na sociedade como cidadãos;
  • Qualificar educandos capazes de exercer atividades nas áreas de serviços como agentes de difusão de novas tecnologias;
  • Contribuir para o aperfeiçoamento dos trabalhadores em atividade;
  • Estimular a competência pessoal, através de domínio cognitivo informativo;
  • Oferecer ao educando oportunidades de vivenciar situações desafiadoras e instigantes, para despertar o espírito empreendedor;
  • Estimular o pensamento criativo, através de situações inquietadoras e ousadas;
  • Promover uma cultura de convivência com a diversidade e pluralidade. 

O CEPT CEFLORA, localiza-se a Rua Paraná, Nº 865, bairro 25 de agosto, no município de Cruzeiro do Sul, Acre. Todavia, objetivando atingir o maior número possível de acreanos, o CEPT CEFLORA descentraliza suas ações de ensino e aprendizagem, utilizando os chamados espaços didáticos alternativos nos cinco municípios do Vale do Juruá. Outrossim, vale ainda ressaltar que no início de 2019, início da nova gestão do governador Gladson de Lima Cameli, o CEPT CEFLORA passou por um processo de reforma em toda sua estrutura física, pedagógica e administrativa a qual trouxe diversas mudanças e ajustes necessários ao bem-estar de servidores e estudantes.



Rua Paraná, 865, Av. 25 de Agosto
Cruzeiro do Sul – Acre, CEP: 69.980-000
E-mail :   czsceflora@gmail.com