Habilitação profissional técnica de nível médio (curso técnico) é uma modalidade de formação profissional que oferece conhecimentos e habilidades específicas em uma área técnica ou profissionalizante. Eles têm como objetivo preparar os estudantes para o mercado de trabalho, fornecendo uma base sólida de conhecimentos teóricos e práticos em uma área específica.

Os cursos técnicos podem ser oferecidos de modo presencial ou a distância. A modalidade presencial é a mais tradicional, e oferece a oportunidade de interação entre alunos e professores. A modalidade a distância é uma boa opção para quem deseja estudar sem sair de casa ou não tem disponibilidade de tempo para um curso presencial.

Uma das principais vantagens dos cursos técnicos é que eles preparam os estudantes com habilidades práticas e específicas para entrar diretamente no mercado de trabalho após a conclusão do curso. Além disso, esses cursos também podem oferecer estágios ou programas de aprendizagem, que proporcionam aos estudantes a oportunidade de ganhar experiência real de trabalho enquanto ainda estão estudando