GRANDE EVENTO MARCA ENTREGA DAS NOVAS INSTALAÇÕES DA ESCOLA MARIA MOREIRA DA REDE IEPTEC

GRANDE EVENTO MARCA ENTREGA DAS NOVAS INSTALAÇÕES DA ESCOLA MARIA MOREIRA DA REDE IEPTEC

por Lygia Gomes da Fonseca Maciel -
Número de respostas: 0

  

   

24 de fevereiro, é um dia que ficará marcado na história da educação profissional e tecnológica do Acre com a inauguração das novas instalações da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSMMR), unidade descentralizada da rede Ieptec no Acre.

As obras de reforma e ampliação da instituição de ensino profissionalizante só foram possíveis de serem realizadas graças a aplicação de recursos no valor aproximado de R$ 3 milhões de reais, que foram liberados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Com as ações realizadas, a escola agora conta com mais 4 salas de aulas, 6 laboratórios, sendo eles de enfermagem, informática, odontologia, radiologia, estética e fisioterapia, e um auditório com capacidade para 150 pessoas.

Os trabalhos que estavam sendo executados na escola ficaram paralisados por anos, e a retomada das obras é resultado dos esforços do Deputado Federal Alan Rick, que não apenas conseguiu garantir esses recursos em Brasília, como também lutou para que o prazo para uso da quantia fosse estendido.

Em seu discurso no “Auditório Ondina Costa de Moraes”, nome escolhido como uma homenagem à sua falecida avó, o deputado agradeceu aos que com ele lutaram para que essa obra fosse concluída.

“Nós conseguimos junto ao governo do estado, a secretária de educação, Socorro Neri, ao secretário anterior, professor Mauro, o recurso para que a obra não fosse perdida. O Estado teria que devolver 20 milhões de reais caso o convênio não fosse concluído. Mas nós fomos ao ministério da educação, com toda a documentação necessária e aparato técnico, e lutamos pela retomada das obras na escola que, graças a Deus e a sensibilidade do ministro da educação, Milton Ribeiro, do presidente do FNDE, Marcelo Ponte, e do nosso presidente Bolsonaro, hoje estamos inaugurando a escola”, comemorou o parlamentar.

Além do ministro da educação, Milton Ribeiro, do presidente do FNDE, Marcelo Ponte, do deputado Alan Rick, também prestigiaram a solenidade, o vice-governador Major Rocha representando o governador Gladson Cameli, prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, a secretária de educação do estado, Socorro Neri, a deputada federal, Mara Rocha, o senador Sérgio Petecão, o presidente do Ieptec, Francineudo Costa, além de profissionais que atuam na educação do estado.

No final do evento, foram entregues aos coordenadores de cepts da rede Ieptec, um kit multimídia para cada centro, composto por televisão, notebook, projetor e caixa de som, para serem utilizados nos cursos técnicos e de capacitação profissional. Para essa ação, os recursos provenientes foram do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre (PDSA), totalizando mais de R$ 1,6 milhões em investimentos.

“Esses equipamentos não poderiam vir em melhor hora, tendo em vista que o nosso centro agora vai atuar também com cursos voltados para alunos do novo ensino médio. Esse kit será muito útil, tanto para o setor administrativo, quanto para o pedagógico, e com essas novas aquisições, nós poderemos oferecer um serviço com mais qualidade para os nossos educandos”, disse Raylene Cameli, coordenadora-geral do Ceflora em Cruzeiro do Sul.

Após o evento na escola Maria Moreira, a comitiva do ministro e demais autoridades foram ao campus da Ufac para conferir o andamento das obras do novo colégio de Aplicação que está sendo construído no local.

Fotos: Marcos Vicentti/Secom