ATENÇÃO! ABERTURA DE 200 VAGAS PARA INGRESSO EM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)

ATENÇÃO! ABERTURA DE 200 VAGAS PARA INGRESSO EM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)

por Lygia Gomes da Fonseca Maciel -
Número de respostas: 0



   

 

 

 

O Ministério da Educação (Mec), por meio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) lança processo seletivo para ingresso no curso de Pós-graduação Latu Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT), com inscrições abertas através do link: https://ept-ifes.selecao.net.br.

A especialização faz parte do Programa Novos Caminhos do Ministério da Educação (MEC), é financiada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e conta com as parcerias da Secretaria de Estado de Educação (SEE), e do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica do Acre (Ieptec) Dom Moacyr para ministrarem capacitação aos formadores.

A proposta do curso é habilitar profissionais das mais diversas áreas de conhecimento para lecionar nas ofertas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nas redes estaduais, especialmente para os Cursos Técnicos em Nível Médio, além de estimular a produção e difusão de conhecimentos sobre o EPT como campo de estudos, e promover a Educação a Distância como estratégia educativa.

O curso terá duração de 12 meses e será ofertado na modalidade a distância, com previsão de quatro encontros presenciais durante toda a formação, além de atividades avaliativas e defesa de Trabalho Final de Curso (TFC).

O público-alvo do concurso são os diplomados em curso de graduação de qualquer área de conhecimento, e que atuam ou tenham interesse em atuar em cursos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nas redes estaduais. Ou seja, os candidatos não precisam necessariamente ter experiência em EPT para participar do certame.

Estão sendo ofertadas 6.300 (seis mil e trezentas) vagas para todo o Brasil, sendo 200 delas para o estado do Acre, sendo assim distribuídas: 50 vagas para o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Rio Branco; 50 para o polo da UAB em Brasiléia; 50 vagas para o polo da UAB em Cruzeiro do Sul; e 50 para o de Sena Madureira.

As inscrições estão acontecendo somente através do link do processo seletivo: https://ept-ifes.selecao.net.br/. O prazo final de inscrição é dia 02 de março, até às 23h59min, horário de Brasília.

No ato da inscrição, o candidato deve anexar em arquivo único no formato PDF, os seguintes documentos: documento de identificação (frente e verso), podendo ser Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho (frente com a página de rosto e verso com os dados pessoais), Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo), dentre outros especificados no edital; Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); Título de Eleitor; Certidão de quitação com as obrigações eleitorais (emitida no site do Tribunal Superior Eleitoral); Certidão de nascimento ou casamento ou certidão de averbação; Diploma de graduação (frente e verso, completo, legível e sem rasuras) acompanhado do histórico escolar da graduação, ou declaração ou certidão de conclusão de curso de graduação, acompanhadas do histórico escolar da graduação; requerimento de matrícula devidamente preenchido; e uma foto recente do rosto do candidato, em padrão 3x4 ou similar. Além dos documentos, também é necessário o preenchimento de algumas declarações e do requerimento de matrícula que estão disponíveis no edital (link abaixo), e aqui no portal do Ieptec (ead.ieptec.ac.gov.br).

Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, o preenchimento das vagas será realizado por meio de sorteio eletrônico que acontecerá de forma on-line, sendo gravado e disponibilizado no endereço eletrônico: https://www.youtube.com/c/DocenteEPT.

Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo, o candidato deve entrar em contato pelo endereço eletrônico: selecao.docentept@ifes.edu.br.

Os resultados, convocações, interposições de recursos e demais procedimentos estarão disponíveis no sítio do Ifes (https://ept-ifes.selecao.net.br/).

As aulas estão previstas para iniciar no mês de maio.

ACESSE O EDITAL AQUI

ANEXO III (REQUERIMENTO MATRÍCULA)

ANEXO IV (AUTODECLARAÇÃO ÉTICO-RACIAL)

ANEXO V (AUTODECLARAÇÃO PESSOAS COM DEFICIÊNCIA)

ANEXO VI (DECLARAÇÃO CANDIDATO INDÍGENA)